" AMBIENTALIZAÇÃO NOS PROCESSOS DE CURRICULARIZAÇÃO E FORMAÇÃO EPSTÊMICA NO ENSINO DAS ENGENHARIAS: UM ESTUDO DE CASO NO CURSO DE ENGENHARIA MECÂNICA DO CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE TUCURUÍ".
Ambientalização; Curricularização; Interdisciplinaridade; Formação Sistêmica
Este estudo é resultado de uma pesquisa realizada no período de 2017 a 2019, que teve como objetivo investigar conhecimentos, habilidades e práticas de ambientalização nos processos de curricularização e formativo do curso de Engenharia Mecânica do campus Universitário de Tucuruí da Universidade Federal do Pará. Desse modo, o trabalho pretendeu refletir sobre a importância da ambientalização nos processos de curricularização para a efetivação de um processo formativo sistêmico. Para tanto, foi realizado uma pesquisa de campo com a implementação de estudo de caso com aplicações dos seguintes instrumentos de coletas de dados: consulta documental em resoluções e Projeto Pedagógico do curso; questionários aos discentes e docentes e entrevista semiestruturada ao diretor da faculdade. Para análise dos dados, foi utilizado o método de triangulação de dados, uma vez que foi aplicado diversos mecanismos de sistematização e análise de dados. A pesquisa apresentou como resultados as dificuldades de interdisciplinarização do currículo e sua aplicação quanto a implementação de conteúdos e conhecimentos ambientais; avanços em projetos de extensão referentes a conhecimentos e habilidades de ambientalização quanto ao envolvimento discente; diciossiabilidade de produção do tripé formativo ensino, pesquisa e extensão; estratégias pontuais em detrimento de instrumentos pedagógicos estruturais e organizativos de currículo quanto aspectos conceitual e atitudinal de ambientalização e interdisciplinaridade. Concluiu-se que a ambientalização é fundamental para que se tenha o desenvolvimento de um processo educativo sistêmico. Neste sentido, o curso sinaliza interesse e ações na implementação da discussão ambiental. Porém possui inúmeras dificuldades a serem superadas para que se consolide o seu potencial de efetivação de uma formação sistêmica socioambiental.