"A INTERFACE ENTRE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E SUSTENTABILIDADE SOCIOAMBIENTAL PELA PRÓ-REITORIA DE DESENVOLVIMENTO E GESTÃO DE PESSOAL DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ".
Preservação Ambiental; PAC; PLS.
O meio ambiente transformou-se num tema debatido por vários segmentos, dentre eles, instituições de ensino e
pesquisa, devido às suas alterações, principalmente as de origem antropogênica que geram poluição e degradação ambiental. Visando práticas de sustentabilidade e preservação ambiental, a Universidade Federal do Pará (UFPA) criou o seu Plano de Gestão de Logística Sustentável (PLS), de acordo com a Instrução Normativa nº 10/2012, e a sua Pró-Reitoria de Desenvolvimento e Gestão de Pessoal (PROGEP) é a unidade responsável pela capacitação de gestores e servidores sobre planejamento e gestão de logística sustentável e sustentabilidade ambiental. O presente estudo busca abordar a educação ambiental pela UFPA, visando a sustentabilidade socioambiental no seu âmbito do trabalho. Para tal, realizou-se um levantamento bibliográfico, bem como uma sondagem documental. A pesquisa mostra que existe a oferta do Curso de Gestão de Compras e Contratações Sustentáveis da Trilha de Gestão de Riscos e Logística Sustentável no Plano de Ações de Capacitação 2018 (PAC) criado pela PROGEP, que é um dos instrumentos da política de capacitação da Instituição. Esse curso atende, em parte, as metas previstas no PLS. O PAC 2018 não prevê ações específicas para atingimento das metas estabelecidas pelo PLS da UFPA em treinamento e sensibilização de gestores e servidores para aplicação de práticas de sustentabilidade ambiental e racionalização de gastos públicos, fato esse que vai de encontro ao objetivo estratégico da Instituição de promover a responsabilidade socioambiental, como também, ao seu princípio de preservação do meio ambiente.