" AMBIENTALIZAÇÃO NOS PROCESSOS DE CURRICULARIZAÇÃO E FORMAÇÃO EPSTÊMICA NO ENSINO DAS ENGENHARIAS: UM ESTUDO DE CASO DE ENGENHARIA NO CAMPOS UNIVERSITÁRIO DE TUCURUÍ".
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Este estudo é resultado de uma pesquisa de campo que ocorreu no período dos meses de Julho a Novembro de 2018 com levantamento de dados a partir de outubro, que teve como objetivo investigar conhecimentos, habilidades e práticas de ambientalização nos processos de curricularização e formativo do curso de Engenharia Mecânica do Campus Universitário de Tucuruí da Universidade Federal do Pará. Para responder tais questionamentos foi aplicado um estudo de caso com a utilização dos seguintes instrumentos de coletas de dados, consulta documental em resoluções e PPC do curso, questionários aos discentes e docentes e entrevista semiestruturada com o diretor da faculdade. Para análise dos dados, foi utilizado o método de triangulação de dados, uma vez que, foi aplicado diversos mecanismos de sistematização e análise de dados. O artigo pretende-se refletir sobre a importância da ambientalização nos processos de curricularização para a efetivação de um processo formativo sistêmico. A pesquisa apresentou como resultados as dificuldades de interdisciplinarização do currículo e sua aplicação quanto a implementação de conteúdos e conhecimentos ambientais, avanços em projetos de extensão referentes a conhecimentos e habilidades de ambientalização quanto ao envolvimento discente, diciossiabilidade de produção do tripé formativo, Estratégias pontuais em detrimento de instrumentos pedagógicos estruturais e organizativos de currículo quanto aspectos conceitual e atitudinal de ambientalização e interdisciplinaridade. Concluiu-se que a ambientalização é fundamental para que se tenha o desenvolvimento de um processo educativo sistêmico. Neste sentido, o curso sinaliza interesse e ações na implementação da discussão ambiental. Porém possui inúmeras dificuldades a serem superadas para que se consolide o seu potencial de efetivação de uma formação sistêmica socioambiental.