OS IMPACTOS SOCIOAMBIENTAIS DO FESTIVAL FOLCLÓRICO PARA O TURISMO E COMUNIDADE NA CIDADE DE PARINTINS - AMAZONAS
Turismo, Festival Folclórico de Parintins, Impactos, Coleta de lixo.
A Região Amazônica proporciona, além de sua fauna e flora, um dos mais belos espetáculos folclóricos: o Festival de Parintins. A Ilha Tupinambarana – como é conhecido Parintins – acolhe todos os anos milhares de pessoas que visitam a cidade durante o Festival conhecido como “Bois Bumbás”. Tal evento tem sido responsável pelo aquecimento do turismo, realizando o potencial cultural da cidade de Parintins. Eis a razão pela qual nos foi despertado o interesse pelo presente Estudo de Caso, denominado “Os impactos socioambientais do Festival Folclórico para o turismo e comunidade na cidade de Parintins – Amazonas”.
Não obstante a importância cultural e turística do Festival Folclórico de Parintins, impactos em várias vertentes têm se destacado, em especial os de ordem socioambientais. Podemos demonstrar que, com o aumento da população que visita a cidade de Parintins no período do Festival, tem se agravado a produção de resíduos sólidos e ocorrido indevida destinação final do lixo, trazendo sérios impactos ambientais. Tal fato produz a necessidade da promoção de campanhas ambientais que incentivem a população local e os turistas a contribuírem com a preservação do meio ambiente, não jogando o lixo nas ruas, mas em coletores de lixo seletivo. Tais ações decerto contribuirão com a Associação dos Catadores de Lixo local, que não tem conseguido dar vazão a demanda no período do festival.
Na pesquisa realizada destacamos com dados que o Festival se tornou primordial para a sociedade local, em especial para os setores hoteleiro e comercial; mais de 70% dos sujeitos envolvidos na pesquisa (comunidade e turistas) consideraram o evento importante para o desenvolvimento de Parintins.
Assim, neste trabalho de dissertação foram desenvolvidas, por meio de ações educativas, campanhas ambientais que fortaleceram o comportamento participativo da comunidade local e dos turistas, no que diz respeito ao descarte correto do lixo durante o Festival Folclórico de Parintins.