"OS DESAFIOS DAS ESCOLAS DO CAMPO FRENTE ÀS CAUSAS AMBIENTAIS FOMENTADOS PELO INSTITUTO AQUILA NA CIDADE DE MANAUS/AM".
Meio ambiente, educação, Instituto Áquila, comunidade escolar.
A escola pública é construída por inúmeros fatores que interferem na qualidade do ensino dos estudantes. Entre estes fatores estão os de ordem ambiental. A pesquisa esteve focada nos desafios do campo frente às causas ambientais fomentadas pelo Instituto Áquila e partiu da análise das condições ambientais da escola para saber como esta interfere na aprendizagem dos alunos, uma vez que escolas que apresentem mais de 20 alunos do 5° e 9° anos participam da Prova Brasil e algumas escolas do campo possuem esse perfil. Sabe-se que o IDEB trabalha com resultados finalísticos, sem levar em consideração as condições ambientais que influenciam a aquisição desses resultados. Este trabalho analisou a relação entre o resultado das notas padronizadas da Prova Brasil junto com as Avaliações bimestrais de Desempenho dos Estudantes de 2015, o contexto escolar em suas condições de infraestrutura e as contribuições do Instituto Áquila para o alcance das metas do IDEB municipal manauara. Por fim, os resultados indicaram que é necessário haver o cumprimento da meta 7.18 do Plano Nacional de Educação para um ambiente escolar adequado, pois das 6 escolas analisadas, 5 delas tiveram um resultado insatisfatório no 3° bimestre de 2015. Os fundamentos norteadores encontram-se nas obras de Guedin (2011), Godoy e Murici (2009), Veiga (2009),entre outros; foram feitas análises dos dados qualitativos referentes à aplicação da metodologia PDCA utilizada pelo Instituto Áquila na Secretaria Municipal de Ensino de Manaus e análise dos dados quantitativos referentes aos resultados internos (avaliações internas realizadas pelas escolas) e externos (Prova Brasil e Avaliação De Desempenho dos Estudantes) em 6 escolas do campo do município de Manaus no ano de 2015.