DIAGNÓSTICO DE APLICAÇÃO DE FERRAMENTAS DE QUALIDADE NA MANUTENÇÃO AUTOMOTIVA DA REGIÃO METROPOLITANA DE BELÉM
Automóvel. Concessionária. Oficina mecânica. Reparação. Ferramenta de qualidade. Certificação.
A fabricação de automóveis no Brasil iniciou em 1959 com a implantação de diversas montadoras estrangeiras, tendo dificuldades como oferta excessiva, demanda fraca e falta de financiamento, trazendo diversos desafios enfrentados pelas indústrias e seus concessionários parceiros. Com a abertura de mercado à importação de automóveis, novos desafios foram lançados e ferramentas de gestão foram implantadas, entre estas, ferramentas de qualidade industrial, que aumentaram significativamente a qualidade dos produtos e serviços ofertados, aumentaram produtividade e lucratividade e reduziram custos de produção. O setor de serviço independente (não associado a indústria) não absorveu técnicas de gestão na mesma velocidade da indústria e comércio, estando ainda hoje em dificuldade para concorrer em um mercado altamente qualificado, que é a manutenção em eletrônica embarcada, provocando a morte de empresas e estagnação das sobreviventes. Este estudo de caso pesquisou as causas desta ausência de gestão da qualidade nas empresas de reparação automotiva na região metropolitana de Belém, estado do Pará, os efeitos indesejados e consequente perdas, verificou o conhecimento de ferramentas de qualidade, sistemas de gestão, processos administrativos em uso e comparou com empresa certificada em qualidade, além de contribuir com o desenvolvimento de novas técnicas de gestão da manutenção automotiva utilizando exemplos da manutenção industrial.