INCIDENTE ENVOLVENDO CAPV (COMPOSITE AIR PRESSURE VESSEL) A BORDO DA PLATAFORMA DE PERFURAÇÃO NORBE VI
A abordagem do presente trabalho foi baseada em uma investigação ocorrida a bordo de uma plataforma de perfuração do tipo semissubmersível que opera em regime offshore com capacidade de perfuração de 7500 metros de profundidade e lamina d’água de 2500 metros, neste local ocorreu a explosão de uma linha de alta pressão que interligada a uns reservatórios de ar feito de material compósito (CAPV) pertencente ao sistema de alta pressão denominado compensador de movimentos ou simplesmente CMC (crowm mounted compensator). O estudo também apresenta um conceito de severidade de defeito para características de fibras devido às operações de esvaziamento que resultaram em baixas temperaturas, fora das limitações dos vasos de pressão. A baixa temperatura pode resultar no encolhimento do revestimento interno de polietileno. No CAPV, este revestimento é mantido no lugar por uma conexão mecânica entre o revestimento, o cubo e o revestimento externo composto. Como consequência, a tensão resultante causou rachaduras no revestimento interno de sustentação de pressão, resultando em vazamento. Além da baixa temperatura, o material apresenta uma severidade de defeitos nos desalinhamentos de fibras comumente encontrados em compósitos com diferentes materiais e espessuras. Numa segunda etapa, foram analisadas as amostradas retiradas destes vasos, onde foram realizados ensaios de impacto (Charpy) conforme norma ASTM D6110-10 e ensaios de flexão conforme norma ASTM D790-17 de forma a termos um estudo mais detalhado sobre os materiais compósitos que constituem os vasos, sendo eles o PEAD (polietileno de alta densidade) e a fibra de vidro epóxi. No trabalho, são descritos o passo a passo investigativo e as conclusões que levaram ao incidente assim como a falha do sistema de alta pressão que resultou no acidente. Em seguida o trabalho trata da implementação de um plano de ação realizado para mitigar os impactos e recompor todo o sistema afetado. Finaliza-se o trabalho com o resultado da investigação e a causa raiz. Os resultados dos testes de flexão e dos testes de impacto se mostraram eficazes mesmo após 10 anos de fabricação e intercorrências durante a utilização dos vasos.