ANÁLISE ESTATÍSTICA DA NUCLEAÇÃO DO EUTETÓIDE DIVORCIADO EM SOLDAS DE TRILHOS FERROVIÁRIOS
Eutetóide divorciado, trilho, planejamento fatorial, solda por caldeamento.
A construção e manutenção de ferrovias utiliza processos de soldagem para unir o ativo mais importante da via (trilho) em TLS (Trilho Longo Soldado), soldados majoritariamente por caldeamento (Flash Butt Weld – FBW) em estaleiros. Todavia este processo assim como os demais usados para este fim provoca alterações mecânicas e microestruturais na região soldada, a heterogeneidade ocasiona redução de dureza no final da ZAC (Zona Afetada pelo Calor), que em operação facilita a deformação plástica e propagação de defeitos por RCF (Rolling Contact Fatigue). A existência dessa região de baixa dureza com a microestrutura eutetóide divorciado ou cementita esferoidizada é conhecida na literatura, no entanto, poucos são os trabalhos com foco nesta e principalmente em compreender sua gênese. Neste âmbito, foram retiradas amostras de trilho premiun e superpremiun utilizados em ferrovias de transporte de carga pesada (Heavy Haul); e ensaiadas via dilatometria. Os ciclos térmicos utilizados simularam possíveis condições operacionais para tratamento térmico das soldadas por caldeamento. A utilização de Microscopia Ótica (MO), Microscopia Eletrônica de Varredura (MEV), espectrometria de emissão ótica por energia dispersiva (EDS-MEV) e um planejamento fatorial (Design Of Experiments - DOE) permitiram avaliar de maneira satisfatória a influência dos parâmetros tempo e taxa de resfriamento na dureza e fração de área com eutetóide divorciado. A análise estatística por meio de interações e superfície de resposta mostrou que a taxa de resfriamento apresenta maior influência na dureza, em relação ao tempo. O aumento da taxa de resfriamento provocou elevação nos valores de dureza além de diminuir a fração de área esferoidizada.