ESTUDO DA IMPORTÂNCIA DO TRATAMENTO TÉRMICO SUPERFICIAL PELO PROCESSO DE CEMENTAÇÃO EM EIXOS DE AÇO CARBONO PARA EMBARCAÇÕES TIPO RABETA UTILIZADAS POR RIBEIRINHOS NA AMAZÔNIA
Eixo de Rabeta, Tratamento Térmico, Cementação, Resistência Mecânica.
Uma das embarcações mais utilizadas pelos ribeirinhos é a embarcação conhecida como “rabeta”, que pode ser curta ou longa. A rabeta consiste em um motor de popa que sustenta um eixo de transmissão com uma hélice instalada na extremidade muito utilizada quando a profundidade do rio é relativamente baixa. O eixo, normalmente de aço, que transmite o movimento do motor para a hélice merece uma atenção especial, pois, apesar de o motor apresentar uma potência normalmente baixa, o eixo sofre esforços mecânicos como flexão, torção, compressão e tração que necessitam de um estudo mais aprofundado. Falhas causadas por fadiga, corrosão pelo contato direto do eixo com água são alguns exemplos. Através de tratamentos térmicos podem-se alterar as propriedades dos aços através de operações de aquecimento e resfriamento com o controle da temperatura. O processo escolhido para este trabalho é o processo de tratamento térmico de normalização, têmpera e revenido e o tratamento termoquímico superficial de cementação em caixa por proporcionar melhrorias de natureza mecânica a baixo custo, tendo em vista o público alvo que é usuário do equipamento onde o eixo tratado é componente. A partir dos eixos adquiridos foram fabricados os corpos de prova para os ensaios de tração e fadiga flexo-rotativa pelo processo de usinagem em um torno mecânico semi-automático e o forno utilizado para os tratamentos térmicos apresenta uma temperatura máxima de trabalho de 1200ºC. O eixo de rabeta é vendido no mercado como sendo de um aço SAE 1045 que após os tratamentos térmicos foram obtidas as propriedades mecânicas através dos ensaios de tração, fadiga flexo-rotativa e dureza, além das análises químicas pelo método de EDS (Espectroscopia de Energia Dispersiva) e FRX (Espectrometria de Fluorescência de Raios-X). Após as análises dos resultados, principalmente das propriedades mecânicas, detectou-se que o aço vendido não está se acordo com as especificações vendidas e que as amostras que passaram pelos tratamentos de normalização e cementação apresentaram os melhores resultados quando submetidos ao ensaio de fadiga flexo-rotativa.