Avaliação do capacete de motocicleta produzido pelo processo de infusão com reforço de fibra natural com apoio do TOPSIS
Este estudo é a continuação do desenvolvimento de um capacete para usuários de motocicleta a partir de compósitos de matriz de poliéster reforçados por tecido de fibras naturais de juta, fabricados pelo processo de infusão de resina de poliéster ortoftálico, os compósitos foram fabricados a partir do processo de infusão de resina de poliéster, reforçados por tecido de fibra de juta, com duas e quatro camadas, dispostas a 0° e 45° entre si, obtendo 40% de fração mássica. Os compósitos produzidos por infusão de resina de poliéster foram submetidos a ensaios de tração regido pela Norma ASTM 3039 E, e os protótipos submetidos a ensaios de compressão lateral e frontal, regidos pela Norma ABNT 7471-2001. Foram confeccionados corpos de prova em 4 (quatro) disposições diferentes. Os dados de tensão máxima de, ruptura (Qrup 1,6KN e Qrup 0,8KN) dos compósitos sem emenda, reforçados com fibra de juta, com 4 e 2 camadas, respectivamente, mostraram que este é bom metodo para fabricação de peças com perfil complexo, pois alem de ser favorável ao meio ambiente, havendo possibilidade de aumentar o teor de fibra com boas propriedades mecânicas A caracterização mecânica de compressão foi realizada a partir de ensaios de compressão frontal e compressão lateral do protótipo e do capacete e executados no laboratório de ensaios mecânicos do IFPA bem com os ensaios de tração. no comparativo de compressão com o capacete comercial os resultados obtidos do protótipo mostraram boa absorção de carga com acomodação regido pela norma ABNT 7471-2001 sendo o medido o deslocamento frontal e lateral , capacete de 2 camadas com 15,09 e 13,73(mm), de 4 camadas com 9,97 e 7,24mm e o comercial com 10,76 e 11,47mm, tornando perceptivel a possibilidade de utilização da fibra natural de juta para confecção de capacete para motociclista ao serem comparados com o capacete comercial chegaram a patamares muito próximos em deformação, rigidez e resistência as cargas de compressão. Na segunda fase do estudo será realizado os testes físicos, para que seja aplicado a ferramenta de multicritério TOPSIS para a melhor escolha de capacete.