ESTUDO DO EFEITO DO COMPORTAMENTO DO COEFICIENTE DE ENCRUAMENTO DA LIGA Al-0,05% Cu-[0,35 – 0,45]%Fe MODIFICADA COM 0,22% Zr.
Zircônio, Coeficiente de Encruamento, Razão de Microcavidades, Teste Termorresistente.
Através do ensaio de tração é possível obter propriedades mecânicas como o coeficiente de encruamento, propriedade esta que representa a capacidade do material em se deformar plasticamente, ou seja, quanto maior for coeficiente de encruamento, maior será a capacidade do material em se deformar plasticamente antes da estricção. Portanto, esse trabalho, tem como objetivo principal o estudo do Coeficiente de Encruamento (η) da liga Al-0,05%Cu-[0,35-0,45]%Fe-0,22%Zr através do método de Hollomon e, correlacionar os seus resultados com o Limite de Resistencia a Tração (LRT) obedecendo a normas (NBR 6810-10) para cada diâmetro (2,7; 3,00; 3,80 e 4,00)mm e posição do lingote (7,5; 22,5;37,5 e 52,5)mm com a finalidade de definir o diâmetro com melhor desempenho. Posteriormente o fio com melhor desempenho será submetido a dois teste de termorresistividade segundo o Protocolo COPEL (230°C/1h) e a Norma ASTM B941-10 com objetivo de avaliar e entender de que forma o tratamento térmico afeta o “n” e a resistência do material (LRT), em seguida será avaliado o alongamento e Razão de Microcavidades afim de avaliar e comparar a ductilidade do material com e sem tratamentos térmicos que pode ser mensurada pelo coeficiente de encruamento apresentados para o diâmetro de 3,00mm que o obteve o melhor resultado nos ensaios e análises realizadas.