AVALIAÇÃO DA TERMORRESISTIVIDADE DA LIGA Al–0,05%Cu–0,4%Fe-0,15%Zr SOLIDIFICADA EM MOLDE UNIDIRECIONAL
Liga de alumínio, Coeficiente de encruamento (ƞ), Teste de termorresistividade, Limite de resistência a tração (LRT).
Este trabalho está associado aos esforços do Grupo de Pesquisa em Engenharia de Materiais (GPEMAT) da Universidade Federal do Pará (UFPA) com o intuito de atender a demanda crescente no Brasil por cabos de alumínio para transmissão e distribuição de energia elétrica. Dando sequência as pesquisas do grupo, foi tomado como parâmetros na construção de uma nova vertente de trabalho, os resultados dos ensaios mecânicos da liga alumínio Al-0,05%Cu-[0,35-0,45]%Fe-0,15%Zr, usada na dissertação de FERNANDES (2015) de acordo com a Norma NBR6810-10. Esta nova vertente analisará o "Coeficiente de Encruamento" da liga, a partir dos valores gerado do ensaio de tração (WorkSheet), já que as pesquisas sobre este assunto apontam para um fator conhecido, que pode afetar de forma significativa as propriedades do material. Desta forma o principal objetivo é correlacionar o “ƞ” do material com a Resistência Mecânica (LRT), do mesmo, com e sem o Teste de Termorresistividade seguindo o Protocolo COPEL e a Norma ASTM B941-10 para 230ºC/1h e 280ºC/1h, o Alongamento e a Microcavidade, e assim, associar a sua ductilidade. Para esta pesquisa, foi utilizado o método matemático de Hollomon para o cálculo do Coeficiente de Encruamento “n”, e assim, poder apontar dentre os quatros diâmetro em função da posição no lingote o fio que apresentou o melhor rendimento do Coeficiente de Encruamento em relação ao Limite de Resistência a Tração do material.