MANUTENÇÃO PREDITIVA A BORDO DE EMBARCAÇÕES: a otimização pelo uso da tecnologia da informação
Navio. Aplicativo. Inspeção a bordo.
A ocorrência de falhas de equipamentos, sistemas, tubulações, chapas ou estruturas metálicas, durante as operações de embarcações, levam à insatisfação de clientes, geram multas e até quebra de contrato, riscos à segurança humana e ao meio ambiente. Em casos práticos, durante operações complexas das embarcações, sistemas constituídos por equipamentos ou componentes sujeitos à falha são caracterizados por elevada criticidade, daí a necessidade de análises mais completas das interações entre estes sistemas, seus equipamentos, as condições ambientais, operacionais e a influência humana. O objetivo da pesquisa foi desenvolver um protótipo de aplicativo para fornecer suporte aos sistemas de informação de gerenciamento de manutenção computadorizados (Computerized Maintenance Management System - CMMS) das empresas e embarcações convencionais que não possuem um sistema de manutenção remota para máquinas e equipamentos. A metodologia adotada foi uma pesquisa bibliográfica para melhor conhecimento da temática abordada no estudo, seguida da análise e desenvolvimento do protótipo. Nos artigos pesquisados, foi verificado que hoje a técnica mais útil e eficiente é a manutenção preditiva, atualmente usada em muitas indústrias, incluindo a indústria marítima. Com a associação da Tecnologia da Informação e as técnicas preditivas para acompanhamento e detecção de falhas em equipamentos e estruturas, foi desenvolvido o protótipo de aplicativo que oferece inúmeras oportunidades para reduzir o custo de manutenção, diminuindo a influência do ciclo de vida do ativo e oferecendo uma utilização mais eficiente dos recursos a bordo. Esta associação de técnicas no protótipo significa o estabelecimento de um equilíbrio entre os objetivos econômicos, sociais e ambientais.