ANÁLISE DE TENSÃO RESIDUAL EM TRILHOS FERROVIÁRIOS SOLDADOS POR CALDEAMENTO
Tensões residuais, solda por caldeamento, trilho ferroviário.
O processo de fabricação e soldagem de trilhos ferroviários induzem tensões residuais que podem atuar de forma deletéria à integridade estrutural destes componentes, principalmente nos casos em que as tensões são trativas, as quais favorecem a nucleação e propagação de trincas, em alguns casos ocasionando a falha catastrófica do trilho. Este trabalho tem como objetivo avaliar as tensões residuais de trilhos soldados por caldeamento com e sem resfriamento de ar forçado, etapa do tratamento térmico pós soldagem. As técnicas de medição de tensão residual utilizadas são as de birrefringência acústica e furo cego para validação de resultados. A técnica acustoelástica tem sido aperfeiçoada para separação das tensões principais com o uso de transdutores de ondas cisalhantes e longitudinais. Os primeiros resultados mostram que a metodologia possibilitará melhor compreensão dos resultados adquiridos, permitindo a quantificação de tensões principais residuais de maneira não destrutiva. Assim, ampliando o controle de qualidade do processo de soldagem e resfriamento de soldas de trilhos ferroviários.