Educação Interprofissional na Formação em Saúde do Curso de Graduação em Enfermagem
Enfermagem; Graduação; Educação Interprofissional.
A educação enquanto formação profissional é fundamental para construção de um perfil social pautado em competências e habilidades adequadas para exercer uma determinada função. Dentro dessa perspectiva, o processo de ensino e aprendizagem apresenta uma concepção ampliada dentro do contexto da saúde, uma vez que abordam inúmeros fatores, como, o biológico, o social, o político e o cultural. Tem como objetivo conhecer, no âmbito dos currículos e dos planos de ensino dos cursos de graduação em enfermagem de universidades públicas, conteúdos que abordem a educação interprofissional em seus projetos políticos e pedagógicos. Em relação a metodologia, trata-se de estudo observacional, exploratório, de corte transversal descritivo e analítico, que realizará um inquérito tendo como fonte de dados documentos. Será considerado uma população finita de 90 IES públicas federais e estaduais que ofertam curso de graduação em Enfermagem no grau bacharelado, na modalidade presencial e que estão em atividade, sendo essa a população alvo do estudo. Adotou-se uma frequência esperada de EIP em curso de Enfermagem de19% de acordo com encontrado em estudo prévio realizado na região Sul do Brasil, margem de erro de 5% e nível de confiança de 95% que resultou numa amostra de 65 cursos de Enfermagem.