Notícias

Banca de DEFESA: TAINA SAYURI ONUMA DE OLIVEIRA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: TAINA SAYURI ONUMA DE OLIVEIRA
DATA: 21/06/2024
HORA: 10:00
LOCAL: Remoto
TÍTULO:

TECNOLOGIA CUIDATIVO-EDUCACIONAL SOBRE AUTOCUIDADO PARA O CUIDADOR INFORMAL NO ACOMPANHAMENTO DE IDOSOS HOSPITALIZADOS


PALAVRAS-CHAVES:

 Cuidadores Informais; Tecnologia-cuidativo educacional; Idoso; Hospitalização.


PÁGINAS: 115
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Enfermagem
RESUMO:

Introdução: O número de idosos tem crescido rapidamente, mais que qualquer
outra faixa etária, elevando as taxas de doenças crônico-degenerativas e como consequência do envelhecimento, ocorrem alterações fisiológicas que aumentam a vulnerabilidade da pessoa idosa.
Frente à responsabilidade de cuidar, o cuidador informal assume um papel fundamental na vida da pessoa dependente de cuidados. A TCE se apresenta como uma possibilidade inovadora de conceber/justificar produtos e processos tecnológicos desenvolvidos, validados e/ou utilizados, sob uma perspectiva que transcenda meramente sua concepção como tecnologias educacionais ou assistenciais de modo isolado, sendo percebida pelo indivíduo por meio dos níveis de consciências durante sua práxis profissional. Objetivo: Construir uma tecnologia cuidativo-educacional sobre autocuidado para o cuidador informal no acompanhamento de idosos hospitalizados no contexto  amazônico. Metodologia: Trata-se de uma pesquisa de desenvolvimento metodológico, com abordagem qualitativa para elaboração de tecnologia-cuidativo educacional, realizada em 3etapas: seleção dos domínios do diagnóstico situacional, revisão da literatura e construção de uma tecnologia. Resultados e Discussão: Os dados adquiridos através do Diagnóstico Situacional, além dos gerados através da Revisão Integrativa da Literatura por meio do processamento com o software IRaMuTeQ, fomentaram as ferramentas necessárias para a construção da Tecnologia Cuidativo- Educacional do tipo cartilha. A dinâmica da construção do produto, deu-se em conformidade com o modelo teórico de Promoção da Saúde de Nola Pender, com os seguintes elementos: sinais e sintomas de sobrecarga física e mental, como diminuir ou eliminar as sobrecargas e onde procurar tratamento acompanhamento. A tecnologia foi construída objetivando retratar acontecimentos do cotidiano, trazendo familiaridade através da inserção do contexto e elementos amazônidas. Conclusão: Esta tecnologia, criada a partir do contexto, evidências literárias e vivências, tem capacidade de contribuir para a diminuição da sobrecarga física e mental de cuidadores de idosos hospitalizados, além de incentivar e contribuir para o autocuidado, melhorando aspectos relacionados a qualidade de vida.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1696193 - ANDRESSA TAVARES PARENTE
Externo à Instituição - Andreivna Kharenine Serbim
Presidente - 3133823 - FABIANNE DE JESUS DIAS DE SOUSA
Externo à Instituição - MARCIA HELENA MACHADO NASCIMENTO
Interno - 2182068 - SANDRA HELENA ISSE POLARO
Notícia cadastrada em: 06/06/2024 09:16
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - bacaba.ufpa.br.bacaba2