MARKETING NOS NEGÓCIOS DE ENFERMEIROS EMPREENDEDORES NO BRASIL: UMA ANÁLISE NA REDE SOCIAL INSTAGRAM
Enfermagem, Empreendedorismo, Marketing, Marketing de Serviços de Saúde, Análise de Rede Social.
Introdução: O empreendedorismo tem se estabelecido como uma tendência crescente e notável na enfermagem, no entanto a carência de conhecimentos e habilidades relacionadas ao empreendedorismo de negócios, são identificadas na literatura como barreiras. Para que o enfermeiro empreendedor consolide um novo negócio, é essencial compreenda o dinâmico ambiente empresarial, que inclui estratégias de marketing. Nesse sentido, o marketing é compreendido como a razão de prosperidade ou declínio dos empreendimentos, e deter de habilidades de marketing está entre as bases fundamentais para empreender. Na conjuntura da crise sanitária e econômica pela Covid-19, realçou-se a importância da versão mais recente do marketing, a digital. Uma ferramenta indispensável nesse contexto é o Instagram, a rede social de maior relevância no mundo, essencial para alavancar e capitalizar negócios. Objetivo: Analisar como enfermeiros empreendedores utilizam o marketing nos seus negócios por meio da rede social Instagram. Método: Trata-se de um estudo quantitativo de base documental, realizado de forma virtual na rede social Instagram, por meio da análise dos perfis de 25 enfermeiros empreendedores. A coleta de dados ocorreu no período de 08/02 a 15/02 de 2023, em que foi utilizado o Google Forms, com um questionário contendo 48 tópicos divididos em 3 seções. A seção I ("Identificação") registrou o nome do participante e seu perfil "@". Na seção II ("Caracterização do perfil no Instagram"), foram coletadas informações sobre o perfil e o uso de ferramentas da plataforma. A seção III ("Marketing do negócio fundamentado nos 4Ps") focou na obtenção de dados sobre as atividades de marketing nos negócios dos participantes. A análise de dados contou com o software Microsoft Excel, onde foi possível organizar e tabular os dados. Foi realizada estatística descritiva, que envolveu cálculo da média, valor máximo e mínimo dos dados. Também foram calculadas as frequências absolutas e relativas para compreender a distribuição dos dados.