INTERVENÇÃO EDUCATIVA SOBRE SÍFILIS PARA MULHERES RIBEIRINHAS AMAZÔNIDAS
Sífilis; Mulheres; Populações vulneráveis; Tecnologia educacional; Estudos de intervenção.
A baixa adesão ao uso de preservativos e a multiplicidade de parceiros sexuais podem representar vulnerabilidades relacionadas a comportamentos sexuais de risco que aumentam a incidência de sífilis. Nesse contexto, enquadram-se as populações ribeirinhas, que vivem situações de vulnerabilidades que os fragilizam em questões relacionadas à morbidade e à atenção à saúde, principalmente a sexual. Com o intuito de diminuir estas vulnerabilidades, torna-se importante a elaboração de estratégias de saúde. Logo, acredita-se que a implementação de tecnologias cuidativo educacionais, como as cartilhas impressas, voltada para as questões culturais e linguísticas das mulheres ribeirinhas, assim como a mensuração dos seus efeitos torna-se um relevante recurso metodológico para práticas educativas. Dessa forma, objetiva-se avaliar o efeito de uma tecnologia educacional sobre sífilis para mulheres ribeirinhas amazônidas. Para atingir este objetivo será realizado um ensaio clínico quase-experimental, comparativo, do tipo antes e depois através de uma intervenção educativa e, posterior observação dos efeitos sobre o conhecimento de mulheres ribeirinhas amazônidas. O cenário da pesquisa será a Ilha do Combu, em Belém, Pará. A pesquisa será realizada com mulheres maiores de 18 anos, sem limite superior de idade, alfabetizadas, moradoras permanentes da ilha do Combu, que estiverem ou não diagnosticadas com sífilis. Para avaliar o conhecimento das mulheres ribeirinhas acerca da sífilis, primeiramente, foi construído um instrumento, no qual será validado por juízes especialistas da área, e posteriormente, passará pela avaliação do público-alvo (mulheres ribeirinhas), para avaliar a clareza da escrita. Após a validação, o instrumento será utilizado para avaliar o conhecimento das mulheres ribeirinhas antes e após a intervenção educativa com a aplicabilidade da cartilha educativa.