A UTILIZAÇÃO DO MARKETING NOS NEGÓCIOS DE ENFERMEIROS EMPREENDEDORES DO BRASIL
Enfermagem, Empreendedorismo, Marketing, Marketing de Serviços de Saúde.
Introdução: Da mesma forma com que se contempla na história, sempre que ocorre alguma crise, visualizam-se modificações abruptas em todos os aspectos da vida humana. No atual período de crise sanitária e econômica de pandemia da covid-19, não foi diferente. No Brasil, registrou-se o maior número de empreendedores da história, que com a determinação dos lockdowns e de políticas de distanciamento físico, sofreram uma pressão no que diz respeito a digitalização de seus negócios. Diante da conjuntura acima mencionada, entende-se que enfermeiros empreendedores de negócios precisam compreender o momento e estar preparados para criar, comunicar, entregar e aumentar o valor de seus negócios, mais que isso, sobrevirem. O marketing evidencia-se então, como uma forma de resistência. Portanto, levanta-se a seguinte questão de pesquisa: como enfermeiros empreendedores utilizam o marketing em seus negócios? Objetivo: Analisar como enfermeiros empreendedores utilizam o marketing em seus negócios. Método: Trata-se de um estudo descritivo e analítico, de natureza qualitativa. Serão realizadas entrevistas semiestruturadas de forma virtual, por meio de videochamadas com enfermeiros empreendedores de negócios do Brasil. Os participantes deste estudo procedem de etapas já realizadas pelo projeto de pesquisa “Enfermeiros empreendedores de negócios no brasil: mercado de trabalho e formação”, ao qual este estudo vincula-se. Para análise de dados, será utilizada a técnica de análise de conteúdo de Bardin. Este trabalho, por ser um recorte do macroprojeto acima mencionado, já possui aprovação no Comitê de Ética e Pesquisa.