MOODLE - Estratégia de Aprendizagem na Atividade Curricular de Enfermagem em Centro de Terapia Intensiva
Ensino semipresencial, Ensino de Enfermagem, Enfermagem em CTI, MOODLE aplicado ao ensino de enfermagem.
O estudo, com o objetivo de avaliar a efetividade do MOODLE na modalidade semipresencial, como estratégia de aprendizagem de alunos de graduação em enfermagem na 6ª Fase, em atividade curricular de Enfermagem em Centro de Terapia Intensiva, propôs desenvolver tal estratégia, em caráter de teste, durante o semestre 2014/2 no curso de enfermagem de uma universidade pública da região norte do país. Dessa experiência educacional , sua efetividade será avaliada, da perspectiva do alunado, aplicando-se o instrumento psicométrico baseado no modelo MAIS e COMPACT, enquadrando-se como uma pesquisa avaliativa. Esse instrumento, traduzido, adaptado e validado a nível brasileiro por Borges-Andrade, 1982 e Abbad, 1999, compõe-se de reação dos alunos aos procedimentos instrucionais, ao desempenho do tutor, à interface gráfica e ao ambiente de estudo e procedimento de interação na oferta de uma disciplina, quesitos, distribuídos entre as dimensões 1 – Etapa: dados pessoais; 2- Etapa - Avaliação dos Procedimentos da Atividade Curricular de Enfermagem em CTI; 3 Etapa - Interface Gráfica da Atividade Curricular; 4- Etapa: Habilidade do tutor; 5 Etapa: Avaliação da Estratégia de Aprendizagem; 6 – Etapa: ambiente de estudo e procedimento de interação. O projeto será submetido ao Comitê de Ética em pesquisa com seres humanos obedecendo a todos os preceitos éticos de respeito ao participante da pesquisa, observados na Resolução 466/12 do CS/MS, o que inclui a obtenção do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido dos estudantes de enfermagem (participantes da pesquisa) que vivenciaram a dita estratégia semipresencial em 2014/2. A análise dos dados obtidos da aplicação do instrumento de avaliação e a interpretação dos resultados sob a ótica do suporte teórico-metodológico adotado, têm a perspectiva de aprimoramento da estratégia educacional semipresencial no ensino da enfermagem como também a difusão dessa modalidade educacional em escala maior, no ensino da enfermagem.