VALIDAÇÃO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL: UM APLICATIVO PARA MEDIAR O CONHECIMENTO DOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE SOBRE HIV E SÍFILIS ADQUIRIDA NA POPULAÇÃO PERIFÉRICA DA AMAZÔNIA
Infecções Sexualmente Transmissíveis; HIV; Sífilis; Aplicativos Móveis; Enfermeiros;
As Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) representam uma vasta adversidade à Saúde Pública mundial devido sua magnitude e restrição ao tratamento preconizado. Dentre as IST na região Norte do país, o HIV/Aids apresenta alta prevalência, somente no ano de 2019, foram notificados 41.919 novos casos de HIV no país, sendo 4.948 (11,8%) na região Norte. Assim, o desenvolvimento de um aplicativo móvel que possa contribuir na busca de informações pertinentes e atualizadas sobre a Sífilis adquirida e HIV/Aids, de forma que a educação em saúde possa favorecer ao profissional uma prática assistencial segura pautada nos principais Protocolos Clínico de manejo das IST. Objetiva-se com este estudo, investigar evidências de validação de conteúdo e semântica de um aplicativo para telefone móvel sobre a promoção da saúde, prevenção e manejo da sífilis e HIV/Aids. Trata-se de um estudo metodológico, tecnológico, com abordagem mista que versará sobre a produção, avaliação, validação e aperfeiçoamento de uma tecnologia educacional do tipo aplicativo digital para telefonia móvel, como estratégia para o fortalecimento de conhecimentos sobre IST, o qual auxiliará as práticas na educação em saúde, permitindo acesso a informações de uma forma não tradicional, repercutindo em maior autonomia e empoderamento aos Enfermeiros.