Política de Educação Permanente em Saúde: Análise do Processo de Implementação no Estado do Pará
Educação Permanente, Gestão em Saúde, Serviços de Saúde, Processos de Trabalho.
A Educação Permanente é aprendizagem no trabalho, onde o aprender e o ensinar se incorporam no cotidiano das organizações e ao trabalho. A educação permanente se baseia na aprendizagem significativa e na possibilidade de transformar as práticas profissionais. Ela é feita a partir dos problemas enfrentados na realidade e leva os conhecimentos e experiências que as pessoas têm. Para a efetivação da PNEPS devem-se considerar as especificidades regionais, as necessidades de formação e desenvolvimento do trabalhador em saúde e a capacidade instalada da oferta institucional de ações formais de educação na saúde. Este estudo tem como objetivo Analisar as razões da não implementação da Política de Educação Permanente em Saúde nos Municípios do Estado do Pará. O método de pesquisa a ser utilizado será o estudo de caso, de caráter explanatório, com abordagem qualitativa. Os participantes da pesquisa serão os secretários municipais de saúde, cujos municípios apresentem Instituições de Ensino Superior, com curso de enfermagem. Para a coleta de dados será utilizado à entrevista focada, direcionada por um protocolo de estudo de caso, somado a uma observação direta de uma CIB. Para a análise dos dados será utilizado a Teoria Fundamentada em Dados (TFD), subsidiada pela proposição teórica de Freire. O estudo será submetido ao Comitê de Ética e Pesquisa com Seres Humanos da Universidade Federal do Pará (UFPA), respeitando a Resolução do Conselho Nacional de Saúde Nº 580 de março de 2018.