A INTEGRAÇÃO ENSINO-SERVIÇO: UMA FERRAMENTA DE ARTICULAÇÃO DA PRAXIS NA FORMAÇÃO EM ENFERMAGEM E SAÚDE
Integração; Formação; Enfermagem
Entende-se que a integração Ensino-Serviço na área da saúde se dá pela interação direta e indireta dos processos educacionais e assistências no contexto da formação profissional dos trabalhadores da saúde. Cujo, o objetivo é a promoção da qualidade do atendimento ao cliente, primor pela formação profissional e acréscimo/entusiasmo para os funcionários do serviço (PIZZINATO et al., 2012). Com isso, a interação entre o ensino e serviço, pretende assegurar e implementar a introdução de novas práticas organizacionais e assistenciais nos EAS, gerando mão de obra qualificada para atuar no Sistema Único Saúde. Objetivo: Analisar a realidade de como ocorre o processo de integração ensino-serviço em um hospital de ensino vinculado a uma universidade pública.Metodologia: Trata-se de um estudo de campo com uma abordagem qualitativa descritiva. A pesquisa será realizada em um Hospital Universitário da Região Metropolitana de Belém do Pará. O estudo irá Este projeto de pesquisa terá como amostra qualitativa, enfermeiros assistentes, que atuem no hospital selecionado, a coleta de dados se dará por meio da técnica de Grupo Focal e observação participante, os dados serão tratados através técnica de análise qualitativa fundamentada em Creswell. Serão obedecidos os aspectos éticos de acordo com a resolução 466/2012, que rege sobre as pesquisas realizadas com seres humanos, tendo como ônus a possibilidade de quebra do anonimato dos participantes do estudo.