Utilização de métodos Flipped Classroom por professores de Faculdade de Enfermagem na região Norte do Brasil.
Enfermagem; Professores de Enfermagem; Flipped Classroom.
Este é um estudo qualitativo que objetiva analisar a utilização de métodos Flipped Classroom pelos professores atuantes na Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal do Pará. Integra o macroprojeto de pesquisa intitulado “Ação e raciocínio pedagógico de professores de universidades públicas em áreas do conhecimento de Enfermagem”. A Flipped Classroom consiste em um modelo pedagógico caracterizado pela inversão da sequência tradicional da aula, ensino-estudo e avaliação, para estudo- avaliação e ensino. Porém, esse modelo também tem princípios pedagógicos a serem seguidos: o compromisso, diálogo, engajamento, envolvimento e a reflexão (MENEGAZ et al., 2018). O local do estudo será a Faculdade de Enfermagem (FAENF) do Instituto de Ciências da Saúde (ICS) da Universidade Federal do Pará (UFPA). Os participantes serão os professores atuantes no ensino de graduação que trabalham no Campus da FAENF. São critérios de inclusão o professor estar desenvolvendo atividades de docência na graduação da FAENF. São critérios de exclusão: o professor estar afastado da atividade docente na graduação por licença saúde, licença capacitação ou por exercício de cargo gerencial. A coleta de dados, envolverá entrevista com os professores, a partir de um roteiro estruturado. Para a análise dos dados, sugerimos a utilização da análise temática. Com este estudo espero incentivar a pesquisa sobre Flipped Classroom no Brasil e incentivar os professores da FAENF a refletirem sobre a mudança no ensino aprendizagem aos estudantes.