A Infância Quilombola e Práticas Educativas em Saúde: Identidade e Inclusão
Quilombola; Assistência integral à saúde da criança; Saúde das minorias étnicas; Enfermagem e conhecimentos, atitudes e prática em saúde.
INTRODUÇÃO: A criança quilombola tem uma maneira própria de ver e interagir com o mundo,
apesar de não ser notadamente reconhecida, elas são produtoras de cultura e é através das
brincadeiras que elas conseguem relacionar-se com o ambiente ao seu redor e reconhecer sua
presença. A infância quilombola é um tema pouco explorado na literatura acadêmica e nas políticas
públicas voltadas para a educação. Essa população infantil enfrenta desafios específicos
relacionados às suas condições socioeconômicas, culturais e históricas, que muitas vezes impactam
diretamente em seu acesso à educação de qualidade. OBJETIVO: Compreender a identidade na
infância quilombola para ações educativas inclusivas em saúde e enfermagem. MÉTODOS: Trata-
se de uma pesquisa qualitativa, exploratória a partir de estudo de caso único. acontecerá na
comunidade de São José de Icatu, localizada entre os municípios de Baião-PA e Mocajuba-PA, o
público-alvo identificado para esta pesquisa são os profissionais: o agente comunitário de saúde e otécnico de enfermagem do território da comunidade quilombola. A primeira etapa da coleta de
dados tem o propósito de identificar lugares no cotidiano e em qual momento as crianças podem
ter o contato com as práticas educativas em saúde, seguindo para a etapa da pesquisa em
documentos históricos e no protocolo da comunidade quilombola de São José de Icatu, seguindo
para uma entrevista prévia semiestruturada realizada pela a autora diretamente com os
profissionais. Após explicações sobre o estudo, os participantes assinarão o termo de
consentimento livre e esclarecido e será respeitado todos os aspectos éticos para a pesquisa.