Banca de DEFESA: ANA ROSA TAVARES DA PAIXAO

DISCENTE: ANA ROSA TAVARES DA PAIXAO
DATA: 07/08/2024
LOCAL: SALA DE PESQUISA - PPGENF

Covid longa associada a capacidade de autocuidado dos idosos

Idoso; COVID Longa; Autocuidado.

GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Enfermagem

Introdução: a pandemia do coronavírus 2019 (COVID-19) teve impacto na população idosa, com elevada taxa de morbidade e mortalidade nessa população. Após a fase aguda da infecção evidenciou-se vários sintomas sistêmicos que podem reduzir ainda mais a capacidade funcional dos idosos. Objetivo: analisar a associação dos sintomas da COVID Longa e a capacidade de autocuidado entre idosos de uma região metropolitana da Amazônia brasileira. Método: estudo transversal, observacional realizado de janeiro a abril de 2024 em Belém, Pará, Brasil. Foram incluídos idosos participantes de comunidades religiosas de diferentes bairros da região metropolitana, com diagnóstico autodeclarado e confirmado de COVID-19 e sintomas de COVID Longa. O questionário da Organização Mundial da Saúde “Global COVID-19 Clinical Platform: Case Report Form (CRF) for Post COVID condition”, traduzido e adaptado foi usado no estudo. Trata-se de um instrumento que inclui questões demográficas, COVID-19, COVID Longa e escalas, como a escala “World Health Organization Disability Assessment Schedule 2.0” que mensura a saúde e deficiência. Esta escala é composta por 12 itens e a avaliação da incapacidade em idoso foi realizada a partir deles, com duas questões para cada domínio: questões 3 e 6 avaliam a cognição; 1 e 7 a locomoção; o autocuidado são a 8 e 9; o domínio dar-se bem está nas questões 10 e 11; as atividades de vida diária são obtidas pelas questões 2 e 12 e o domínio participação nas questões 4 e 5. Os dados foram apresentados em gráficos por frequência relativa e em tabelas pela pontuação mediana (0 a 100) de frequências absolutas e relativas. As variáveis dependentes foram as sociodemográficas clinicas. Aplicou-se os testes de Mann-Whitney e Kruskal-Wallis para verificar a diferença na mediana dos escores e a regressão múltipla para os fatores associados a incapacidade. Os testes estatísticos foram feitos no Minitab 22®. Resultados: Participaram 288 idosos. O escore medido pela escala variou de 0 a 85,4. A pontuação abaixo de 21,3 foi observada na maioria dos idosos 85,1% (245/288). Somente um (1) idoso teve escore acima de 90 (1/288). O domínio locomoção teve os menores percentuais de idosos sem incapacidade. A análise demonstrou que os fatores que aumentam o escore da incapacidade são ter uma idade mais elevada, 70 anos ou mais (p=0,007); a presença de doença crônica antes da infecção por COVID-19 (p=0,035) e quem procurou serviços de saúde para tratar os sintomas de COVID Longa (p=0,045). Conclusão: As medidas de prevenção e estratégias de cuidado e autocuidado específicas devem ser planejadas e implementadas considerando as características dos idosos mais afetados.

Interno - 1696193 - ANDRESSA TAVARES PARENTE
Interno - 2490751 - MARILIA DE FATIMA VIEIRA DE OLIVEIRA
Externo à Instituição - RENATA KARINA REIS
Presidente - 2182068 - SANDRA HELENA ISSE POLARO