VALIDAÇÃO DE UMA TECNOLOGIA EDUCACIONAL PARA O AUTOCUIDADO EM MENTAL DE PACIENTES ONCOLÓGICOS
Oncologia; Enfermagem; Autocuidado; Saúde Mental; Estudos de Validação; Tecnologia Educacional
Introdução: As Tecnologias Cuidativas Educacionais (TCE) são ferramentas
facilitadoras no processo de cuidado em pacientes oncológicos. Portanto, se faz
necessário incorporar novas tecnologias educacionais nas estratégias de assistência dos
enfermeiros com vistas a instrumentalizá-lo e melhorar as habilidades para o cuidado e
ensino ao paciente quanto a sua autonomia no manejo de sua saúde mental, para que
possam assumir um papel ativo e de controle mediante a gestão compartilhada e
colaborativa com os profissionais relacionados a sua condição de saúde. Nesse contexto,
o presente estudo tem por objetivo: validar uma tecnologia sobre os cuidados de
enfermagem envolvendo a saúde mental de pacientes oncológicos. Método: Trata-se de
um estudo metodológico de abordagem quantitativa, organizado em duas etapas que são
as seguintes: a Revisão Integrativa da Literatura nos fundamentou na elaborar a cartilha
intitulada “O autocuidado em saúde mental diante do diagnóstico de câncer”, a qual
tivemos a colaboração e apoio de uma designer gráfica. Nesse estudo realizaremos a
validação do conteúdo e aparência de acordo com que preconiza Pasquali (2010).
Participantes: a amostra dos participantes será composta por 6 a 20 especialistas das
áreas de enfermagem em oncologia e enfermagem em saúde metal, e o segundo grupo de
especialistas nas áreas de psicologia, comunicação social, designer gráfico, artes visuais,
considerados importantes para o julgamento de aparência, no que se refere ao grafismo,
diagramação e comunicação visual, a qual a seleção dar-se-á por meio da busca do
Currículo na Plataforma Lattes e técnica de amostra por conveniência, o convite será
enviado por e-mail aos participantes selecionados, assim como o questionário constando
o perfil profissional e a Escala de Likert com quatro pontos. Análise dos dados ocorrerá
por meio da estatística descritiva.