FORMAÇÃO DE ENFERMEIROS E ENFERMEIRAS INDÍGENAS: ESTRUTURAS E PROCESSOS DE INCLUSÃO E PERMANÊNCIA
Enfermeiros e enfermeiras; Povos indígenas; Capacitação de recursos humanos; Diversidade, equidade e inclusão; Enfermagem
Objetivo: Analisar as estruturas no entorno da inclusão e permanência na formação de enfermeiros e enfermeiras indígenas. Metodologia: Estudo qualitativo, descritivo, exploratório, de base documental conduzido em duas etapas, a primeira sobre as estruturas no entorno da inclusão e a segunda pelos processos da inclusão e permanência. Resultados Preliminares: Identificou-se inicialmente quatros eixos: Estrutura Político Pedagógica e Produção do conhecimento; Potencialidades da inclusão de estudantes indígenas nos cursos de Enfermagem; Diversidade, equidade e inclusão na formação para o SUS e; Processos identificados para permanência. Conclusões iniciais: A estrutura atual do ensino superior, de bases colonialistas, são incipientes frente a representatividade destes nos territórios amazônicos, sendo necessário rever estrutura educacional das faculdades e programas de pós- graduação para refletir na formação inclusiva e equânime em casos específicos como da Universidade Federal do Pará.