O USO DE METODOLOGIAS ATIVAS NOS CURSOS DE SAÚDE EM UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA FEDERAL: UM ESTUDO DOCUMENTAL
Ensino. Aprendizagem. Capacitação de Recursos Humanos em Saúde.
Objetivo Geral: Analisar a partir dos Projetos Pedagógicos como as metodologias ativas de ensino são referidas nos cursos da área da saúde. Objetivos Específicos: Conhecer a produção científica sobre o uso de metodologias ativas nos cursos da área da saúde; identificar e descrever quais metodologias ativas de ensino são utilizadas nos cursos da área da saúde referidas nos Projetos Pedagógicos e Planos de Ensino das disciplinas dos cursos da área da saúde. Procedimentos Metodológicos: Trata-se de uma pesquisa exploratória, descritiva, com enfoque investigativo a partir da análise documental. o lócus da pesquisa será nos sites das faculdades do Instituto de Ciências da Saúde e Instituto de Ciências Médicas da Universidade Federal do Pará, onde constam os Projetos Pedagógicos dos Cursos. Serão adotados como critérios de inclusão: PPC mais atual disponibilizado nos sites oficiais das faculdades e serão adotados como critérios de exclusão: PPC antigos das faculdades que não estejam sendo utilizados em virtude de haver um mais atual. Análise e o tratamento dos dados serão baseados na análise de conteúdo, que objetiva analisar o que foi coletado em meio a uma investigação, construindo e apresentando concepções em torno de um objeto de estudo. A análise do material coletado segue um processo rigoroso frente às fases definidas como: Pré-análise; Exploração do material e Tratamento dos resultados