ELABORAÇÃO E VALIDAÇÃO SEMÂNTICA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL SOBRE SÍFILIS PARA MULHERES RIBEIRINHAS DA AMAZÔNIA
Estudos de Validação; Tecnologia Educacional; Educação em Saúde, Sífilis.
Objetivo: Este estudo teve por objetivo elaborar e validar uma cartilha sobre sífilis com base no conhecimento de mulheres ribeirinhas. Metodologia: Trata-se de uma pesquisa metodológica realizada em três etapas: construção da tecnologia educacional, aplicação do teste piloto e validação da semântica. A etapa de elaboração foi subsidia por uma revisão integrativa da literatura e diagnóstico situacional com o público-alvo, destas emergiram o tema gerador e a tecnologia educacional em saúde adequada para abordar a temática. A segunda etapa que compreendeu o teste piloto foi realizada na ilha do Maracujazinho, no município do Acará com 22 mulheres ribeirinhas que avaliaram a primeira versão da cartilha. Na terceira etapa ocorreu a validação semântica da segunda versão da tecnologia, na ilha do Combu, em Belém do Pará. Resultado: identificou-se na etapa de validação semântica o perfil sóciodemográfico desta população feminina que em sua maioria possui entre 30 a 39 anos, com grau de escolaridade em ensino fundamental incompleto, com estado civil declarado como união estável, possuem de 1 a 3 filhos, não estavam gestantes e não realizam/realizaram tratamento para sífilis, com uma exceção. A cartilha foi validada por 23 mulheres ribeirinhas da ilha do Combu, e o índice de concordância semântica obtido foi igual a 1, ou seja, com 100% de concordância. Conclusão: a cartilha é um instrumento validado para abordar o tema sífilis com mulheres ribeirinhas.