A integração ensino-serviço: impacto no processo de formação e no cotidiano de trabalho
Educação continuada; Educação em Enfermagem; Trabalho; Atenção primária a saúde
Entende-se por integração ensino-serviço o trabalho coletivo, pactuado e integrado de estudantes e professores dos cursos de formação na área da saúde com trabalhadores que compõem as equipes dos serviços de saúde, incluindo-se os gestores, visando a qualidade de atenção à saúde individual e coletiva, à qualidade da formação profissional e ao desenvolvimento/ satisfação dos trabalhadores dos serviços. O Programa de capacitação em atenção à saúde, o estágio multicampi saúde, é orientado pelo princípio da integração entre ensino, pesquisa e extensão. Ele é composto por preceptores - profissionais inseridos nos serviços do Sistema Único de Saúde – SUS -, grupos de estudantes, sob a tutoria de um docente, organizados a partir de cursos de graduação da área da saúde. Esse estudo tem como objetivo desvelar o desenvolvimento da integração ensino e serviço, na atenção básica, identificando a influência desta no processo de formação e no cotidiano do trabalho em saúde. Trata-se de um estudo de caso de caráter explanatório, com abordagem qualitativa. Em relação ao campo de estudo, será realizado onde os acadêmicos de enfermagem do projeto multicampi desenvolvem suas atividades. O projeto no que refere a rede de atenção básica do município de Belém, tem as atividades desenvolvidas nas ESF’s e UMS’s. A população do estudo será constituída por enfermeiras/preceptoras que estão inseridas nos serviços de Atenção Primária a Saúde e que participam do Projeto Multicampi Saúde e por acadêmicos de enfermagem que foram selecionados através de processo seletivo 2019/2020 do projeto Multicampi Saúde. A orientação para análise do material coletado se dará através de leituras interpretativas sobre Integração Ensino e Serviço. Os dados obtidos serão conduzidos pelas ideias de Yin (2015) e a análise será feita através da Teoria Fundamentada nos Dados (TFD) (Strauss e Corbin, 2008). O estudo será submetido ao Comitê de Ética em Pesquisa do Instituto de Ciências da Saúde- ICS, da UFPA e irá respeitar os princípios básicos da bioética, segundo as resoluções n° 466/12 e n° 510/16, do Conselho Nacional de Saúde (CNS).