LETRAMENTO EM SAÚDE ACERCA DE INFECÇÕES SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS NO CONTEXTO AMAZÔNICO
Alfabetização em saúde; Jovens; Infecções Sexualmente transmissiveis; Enfermagem
Letramento Funcional em Saúde (LSF) é definido como a capacidade de se obter, processar e compreender as informações e serviços básicos de forma a tomar decisões apropriadas quanto a própria saúde e cuidados médicos (CHEHUEN NETO et al., 2019). Com esta expectativa elegemos estudar LSF relativo às Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) que são doenças causadas por vírus, bactérias ou outros microrganismos e que muito tem a ver com o comportamento dos indivíduos. A região Amazônica passa por um crescimento acelerado das IST, inexistindo estudos que abordem as possíveis causas para esse comportamento. Objetivo: Avaliar o letramento em saúde a cerca de IST na população de jovens usuários do SUS que vivem em áreas periféricas em contexto Amazônico. Metodologia: Trata-se de estudo descritivo de campo, com abordagem qualitativa. A população foi composta por 34 jovens, que residem no Distrito D`água do bairro de Montese com idade entre 15 a 24 anos. Foi aplicado o Instrumento “Alfabetização em saúde”, traduzido e adaptado por Lisiane Paskulin et al. (2011) para uso em contexto brasileiro. Os dados sociodemográficos iniciais foram analisados por estatística descritiva. A análise qualitativa dos conteúdos das respostas de questões abertas foi categorizada segundo suas diferentes dimensões, considerando a natureza e sua frequência. O projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa do ICS - UFPA parecer, nº 3.567.868. Resultados: No que se refere à caracterização dos participantes entre os jovens, 82,35% tinham idade entre 15 a 18 anos, houve preponderância do sexo feminino, na orientação sexual, 85,29% respondeu ser heterossexual e no estado conjugal, 61,77% era solteiro. Referente à escolaridade, 44,20% declararam ter ensino médio completo e 64,70% das famílias possuia renda entre 1-2 salários mínimos, sendo que 82,35% dos jovens não trabalhavam. No que se refere ao LFS, a análise dos dados de letramento foi distribuída em cinco dimensões: O entendimento sobre Infecção Sexualmente Transmissível; Busca de informações sobre IST; Compreesão das informações sobre IST; Partilha das informações recebidas; As repercussões das informações para os jovens. O estado de letramento funcional em saúde revelou-se insuficiente. Considerações finais: Foi identificado insuficiente o letramento funcional em saúde, mais especificamente as dificuldades dos jovens em relacionar causas e efeitos, desconhecimento quanto sinais e sintomas e uma despreocupação quanto à gravidade da situação epidemiológica das patologias de transmissão sexual. Diante disso, constatou-se a necessidade de melhorias no que diz respeito em educação para saúde. As baixas percentagens de respostas dos jovens nas diferentes dimensões do LFS revelaram aparente conformidade e passividade acerca de informações sobre IST.