FORMAÇÃO DIDÁTICO-PEDAGÓGICA EM PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM DA REGIÃO NORTE
Formação docente. Educação em enfermagem; Ensino Superior; Ação e Raciocino Pedagógico.
OBJETIVO: Analisar a Ação e Raciocínio pedagógico de docentes permanentes para a formação didático pedagógica em programas de pós-graduação stricto sensu em Enfermagem da região Norte do Brasil. MÉTODO: Tratar-se-á de Estudo de Métodos Mistos. Farão parte dessa pesquisa os professores permanentes dos PGGENF na região Norte. Como critérios de inclusão tem-se: estar listado na Plataforma Sucupira como professor permanente em PPGENF da região Norte, possuir graduação ou doutorado em Enfermagem, ministrar disciplina em uma das áreas de concentração em 2018. Como critérios de exclusão, estar em licença de qualquer natureza. Para a execução da coleta de dados serão utilizadas fontes documentais e orais, sendo o currículo Lattes, a Plataforma Sucupira e entrevistas. Para a coleta será estipulado um processo em três etapas, constituídas por (1) Caracterização dos docentes, (2) Análise da estrutura do Projeto Político Pedagógico e (3) Entrevista Semiestruturada, onde estão interligadas entre si e com o objeto de estudo proposto, indicando encontrar as relações da ação e do agir pedagógico dos docentes de programas de pós-graduação da região Norte. A análise dos dados ocorrerá em dois momentos por meio de abordagens qualitativa através do Método de Comparações constantes, proposto por Strauss e Corbin (2008) e quantitativa por meio da técnica estatística descritiva. Serão obedecidas as diretrizes e normas de pesquisa com seres humanos estabelecidas na resolução 466/2012, do Conselho Nacional de Saúde. Com submissão no CEP através da Plataforma Brasil.