Tecnologia sócio-educacional para o envelhecimento ativo por meio de “contação de histórias”
envelhecimento ativo, contação de história, tecnologia socio-educacional, educação em saúde, ações de enfermagem.
O objetivo desse estudo foi avaliar a pertinência e efetividade da tecnologia socioeducacional de ‘contação de histórias’ como estratégia de aprendizagem para o cultivo do envelhecimento ativo e saudável. Sendo importante que a sociedade, os enfermeiros e demais profissionais de saúde realizem reflexões conjuntas em busca de estratégias para um viver mais saudável com a adesão de hábitos mais favoráveis que possibilitem a melhor qualidade de vida no processo de envelhecimento (BRASIL, 2006). A aplicação de tecnologias educacionais pode estimular a cognição e memória dos idosos, além de possibilitar diálogos estimulantes em interação social e compartilhamento de saberes, ressignificando o processo de viver envelhecendo e beneficiando-se até mesmo em uma forma de lazer. Dessa forma, a tecnologia sócio-educacional proposta aqui foi a “Educação em saúde para o envelhecimento ativo por meio de ‘contação de histórias’”. Para este estudo, a questão da pesquisa consistiu em “Como a aplicação da tecnologia sócio-educacional de ‘contação de histórias’ entre um grupo de usuários idosos pode contribuir para o cultivo da própria velhice com vistas aos preceitos do envelhecimento ativo?” Como metodologia assumiu-se aqui para conduzir o estudo, o método PCA – Pesquisa Convergente Assistencial (TRENTINI, 2014). A pesquisa foi realizada com um grupo de 08 idosas na Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro da Marambaia, Belém-PA. Foi aplicado o instrumento de avaliação de qualidade de vida – Whoqol Abreviado (FLECK et al., 2000) antes e depois da implementação da tecnologia sócio-educacional de contação de histórias com o fim de avaliar possível mudança na qualidade de vida após a realização da experiência de contação de historias. Foi também aplicado o Instrumento de envelhecimento ativo (FARIAS, SANTOS, 2012; VICENTE, SANTOS, 2013) para verificar os determinantes do envelhecimento ativo presentes na vida das idosas participantes da pesquisa. Por fim, procedeu-se a uma avaliação subjetiva de cada um dos idosos do grupo acerca dos benefícios obtidos com a experiência de contação de história em seu processo de envelhecimento. A estratégia educacional inovada de contação de história é um recurso para a educação em saúde, mais especificamente para o envelhecimento ativo e saudável, com vistas ao protagonismo e emancipação do idoso vivendo sua própria velhice com mais qualidade.