A VIOLÊNCIA OBSTÉTRICA NO PANORAMA DO PRÉ-NATAL: significados expressos pelas gestantes ribeirinhas da região norte, Brasil
Violência Obstétrica; Cuidado Pré-Natal; População Rural; Enfermagem; Educação em Saúde.
Introdução: A pesquisa tem como objeto de estudo a educação em saúde no pré-natal como mediadora no empoderamento de gestantes contra a violência obstétrica. Diante disso, a violência obstétrica pode ser caracterizada por ações e/ou intervenções no corpo da mulher, atingindo seu bem-estar biopsicossocial, aplicado pelo trato desumano, de forma que impeça a gestante de realizar a sua autonomia e liberdade de escolha. Assim, o desconhecimento e a desinformação das gestantes acerca de práticas danosas, infelizmente utilizadas na assistência ao parto, favorece a continuidade dessa violência. Portanto, o ambiente do Pré-Natal é considerado como o ambiente propício para a educação em saúde acerca do processo gravídico, bem como, a capacitação dessa mulher quanto ao parto-nascimento e seus direitos estabelecidos por lei. Objetivo Geral: Compreender os significados expressos pelas gestantes ribeirinhas quanto as interfaces da violência obstétrica. Objetivos específicos: Identificar o conhecimento do grupo de gestantes ribeirinhas sobre a violência obstétrica e sobre aspectos legais do parto e nascimento; desvelar o conhecimento sobre a violência obstétrica de gestantes ribeirinhas, como processo de educação em saúde e seu empoderamento; correlacionar os significados expressos sobre a violência obstétrica das gestantes ribeirinhas com as políticas públicas no campo do parto e nascimento. Metodologia: Trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa, do tipo estudo de caso. Realizada na Estratégia Saúde da Família (ESF) da Ilha do Combú, localizada no munícipio de Belém do Pará. Espera-se reunir em média vinte mulheres ribeirinhas residentes da ilha. A coleta de dados se dará a partir de entrevista pela técnica de grupo focal. A pesquisa atenderá as normas éticas e legais regidas pelo Conselho Nacional de Saúde, sob resolução nº 466/2012, e resolução nº 510/2016. O material será analisado pelo método de conteúdo de Bardin, seguindo pelas 3 etapas de Pré-Análise, Exploração do Material e Tratamento dos Resultados Obtidos e Interpretação.