Percepção dos preceptores da residência em enfermagem obstétrica sobre o processo ensino aprendizagem em uma Instituição de Ensino Superior da Região Norte
Preceptoria; Educação em Enfermagem; Educação em Enfermagem de Pós-Graduação; Enfermagem obstétrica.
O objeto deste estudo é a percepção dos preceptores da residência em enfermagem obstétrica sobre o processo ensino aprendizagem em uma Instituição de Ensino Superior da Região Norte. A residência é um curso de pós-graduação oferecido pelas Instituições de Ensino Superior (IES), no qual o processo ensino aprendizagem se efetiva na formação prática nos serviços de saúde que envolve aluno residente e preceptor. O preceptor se caracteriza como o profissional atuante nos serviços de saúde que se responsabilizam pela formação prática do residente em campo. Questão norteadora: Qual a percepção dos preceptores da residência em enfermagem obstétrica sobre o processo ensino aprendizagem em uma Instituição de Ensino Superior da Região Norte? Objetivo geral: Compreender a percepção sobre o processo ensino-aprendizagem entre os preceptores da residência em enfermagem obstétrica. Objetivos específicos: Descrever o perfil sociodemográfico dos preceptores; analisar de que forma ocorre na prática dos serviços o processo ensino aprendizagem; identificar os desafios encontrados durante o processo ensino aprendizagem na ótica do preceptor. Metodologia: Trata-se de um estudo de caráter exploratório, descritivo, com abordagem qualitativa. A pesquisa tem como cenário o Programa de Residência em Enfermagem Obstétrica da Universidade Federal do Pará (UFPA). Os participantes do estudo, foram 16 preceptores cadastrados no Programa de Residência em Enfermagem Obstétrica da UFPA. Critérios de inclusão: Ser especialista em Enfermagem Obstétrica; possuir experiência mínima de dois anos na área de obstetrícia/saúde da mulher; atuar como preceptor da Residência de Enfermagem Obstétrica por no mínimo dois anos. Critérios de exclusão: Preceptores que estavam ausentes por motivo de férias ou licença. A coleta dos dados ocorreu por meio de dados primários, colhidos através de uma entrevista semiestruturada, contendo perguntas abertas e fechadas. As entrevistas foram gravadas em áudio através de aparelho eletrônico (celular), e posteriormente foram transcritas na íntegra e submetidas à análise. As informações coletadas foram analisadas e interpretadas utilizando-se da técnica metodológica de análise de conteúdo, proposta por Bardin (2016), para auxiliar no tratamento dos resultados foi utilizado o software IRAMUTEQ. Utilizou-se como referencial teórico o Edgar Morin. Resultados: Perfil sociodemográfico: a idade variou de 29-56 anos; 87,5% (14) eram do sexo feminino; 37,5% (06) declararam-se solteiros; 50% (08) casados e 12,5% (02) em união estável. Com relação a formação, todos graduaram em universidades públicas; 68,8 (11) fizeram pós-graduação lato sensu com carga horária de 360 h e 31,2% (05) na modalidade residência; 12,5% (02) possuíam mestrado. Foi utilizada três análises geradas pelo IRAMUTEQ. Na nuvem de palavras destacaram-se as seguintes palavras: preceptor, prático, paciente, ensino, serviço, profissional, conhecimento teórico, enfermeiro e hospital. Na análise de similitude as palavras com maior destaque foram: preceptor e prático. Por fim na última análise, Classificação Hierárquica Descendente (CHD) obtivemos 6 classes que após análise foram separadas em 4 categorias com os seguintes temas: Processo ensino aprendizagem; Desafios para efetivação do processo ensino aprendizagem; Ensino voltado para o cuidado integral obstétrico; e A importância da residência para efetivação do processo ensino aprendizagem.