NARRATIVA DE SURDOS: VIVÊNCIAS E SABERES DA VIDA ESCOLAR
Narrativa. Aluno surdo. Libras. Escola
Esta dissertação expõe as narrativas de surdos, suas experiências visuais em
espaços escolares por eles presenciados. Tem como objetivo entrevistar,
registrar e analisar relatos da vida de 05 (cinco) alunos surdos, um cursando
nível superior, dois com nível superior completo, dois com ensino médio
incompleto. Quanto a metodologia utilizada, esta pesquisa de abordagem
qualitativa, do tipo pesquisa narrativa. Utilizou-se como procedimentos de
coleta de dados entrevista semiestruturada em Libras, com gravação de vídeo
para análise dos relatos das experiências da vida escolar dos surdos
participantes. Constata-se até o momento, que o surdo percebe e absorve as
coisas do mundo por meio de experiências visuais, no seu processo de
escolarização. Contudo, a escola ainda não se adequou estruturalmente para
atender sua característica linguística, a opção das pessoas surdas é utilizar a
língua de sinais como primeira língua e a partir desta, apropria-se da língua
portuguesa como segunda língua.