Representações Sociais dos Professores e Surdos sobre a Escola de Surdos na Amazônia Bragantina.
Representações sociais; professores; surdos; Escola de Surdos; Amazônia Bragantina
A presente pesquisa vem desenvolver o estudo das Representações Sociais dos Professores e Surdos sobre a Escola de Surdos na Amazônia Bragantina. Trata de uma perspectiva de estudo segundo Moscovici (2003), que concebe as representações sociais, não apenas como meros elementos que servem para mediar às características ambientais e as atitudes comportamentais dos sujeitos, mas sim, os processos psicossociais na qual realidade passa a ser apresentada aos atores sociais, e como isso, interfere na forma de atribuir sentidos, nas ações a serem efetuadas, como também, nas formas de reconstruções e modificações de sentidos das realidades por esses sujeitos. Tem como objetivo geral analisar os processos constituidores das representações sociais de professores e surdos sobre a Escola de surdos na Amazônia Bragantina. Para tanto buscamos: a) Diagnosticar os contextos Amazônicos na Escola de surdos; b) Analisar as imagens e sentidos dos professores e surdos referentes a Escola de surdos; c) Identificar as atitudes geradas sobre a escola de surdos na Amazônia Bragantina. Assim, considerando esses elementos (sujeitos, contextos e articulações de conhecimentos) essa pesquisa situa-se na dimensão das pesquisas qualitativas, mais especificamente no campo teórico metodológico das representações sociais, na abordagem processual, utilizando como técnicas e procedimentos da pesquisa: questionário, entrevistas e observação participante e para a análise dos dados será utilizado análise do discurso segundo Bakhtin. Essa pesquisa vem discutir a Escola de Surdos, trazendo as representações sociais de sujeitos amazônidas, sobre como essa escola vem sendo pensada e construída na Região, trazendo as vivências, as dificuldades, enfrentadas por esses sujeitos, resultando numa proposta de escola ideal para os surdos na Região Bragantina