A POÉTICA ORGÂNICA DA PEÇA FATOS E LENDAS CHAMADOS QUINTINO, DO GRUPO DE TEATRO MAMBEMBE
Poética. Peça Fatos e Lendas Chamados Quintino. Pedagogia do Movimento Sem Terra. Poética Pedagógica.
Esta pesquisa tem como objeto um texto narrativo do gênero Teatro. Problematiza-se na busca por saber de que forma a poética da Peça Fatos e Lendas Chamados Quintino manifesta a Pedagogia orgânica do MST na valoração da luta e resistências pela terra. Sustentada pelo materialismo histórico-dialético, de forma qualitativa, tem-se o objetivo de caracterizar a poética da Peça Fatos e Lendas Chamados Quintino do Grupo Mambembe no viés da Pedagogia orgânica do MST na luta pela terra. Os dados foram acessados por meio de observação participante e de entrevistas focalizadas. O estudo analítico tem fundamentação, principalmente, no teórico do círculo de Bakhtin em que pude consolidar os fundamentos comuns e orgânicos da arte-discurso-sociedade. Neste sentido, esta pesquisa amplia as discussões sobre os artefatos pedagógicos construídos por coletivos em ação cultural na Pedagogia orgânica do Movimento Sem Terra, a exemplo da produção e apresentação da Peça Fatos e Lendas chamados Quintino, que por sua vez, estrutura-se por uma poética essencialmente pedagógica a fim de transmitir conhecimentos de movimentos sociais em suas ações históricas. A priori os resultados indicam que a poética da Peça do Grupo Mambembe está relacionado a Pedagogia dos Movimentos e da Terra. Que as discursividades das poéticas manifestam um discurso ideológico no enfretamento das contradições da luta pela terra na sociedade capitalista. Que o Grupo Mambembe se movimenta dialeticamente na vivência histórica do Líder Quintino pelas poesias e com a entrada do poeta-professor Magno na promoção do teatro para a população de Santa Luzia do Pará.