DISCURSIVIDADES DE CRIANÇAS A RESPEITO DO TRABALHO NA CASA DE FARINHA DO QUILOMBO DO AMÉRICA NA AMAZÔNIA BRAGANTINA
PALAVRAS-CHAVES: Crianças, Trabalho, Discursividades de Crianças, Trabalho na casa da farinha, Produção da farinha.
A presente pesquisa foi desenvolvida na Comunidade Quilombola do América, situada na região do Município de Bragança, no Estado do Pará. A problemática deste estudo está ligada a quais são os elementos enfatizados pelas discursividades das crianças no Quilombo do América sobre o aspecto do trabalho na produção da farinha, bem como elas representam essa atividade nos espaços da comunidade. A partir disso, objetivou-se analisar essas discursividades a fim de identificar, por meio das crianças, as características do trabalho no plantio da mandioca e da produção da farinha na comunidade e quais saberes as crianças relacionam a produção da farinha de mandioca. Nesse sentido, a pesquisa realizou-se pelo método de estudo com base no materialismo histórico-dialético, com ênfase na abordagem qualitativa, fundamentando-se em analisar e entender os objetos interligados aos fenômenos estudados em ampla dimensão. Utilizou-se também como técnica de pesquisa e coleta de dados a observação participante, roda de conversa, registro fotográfico, e painel do desenho. Como instrumentos usados para dar suporte ao procedimento do estudo foram usados diário de campo, roteiro de perguntas, celular smartphone para gravação dos áudios e para capitação das imagens, além de materiais didáticos pedagógicos. Para análise dos dados, foi usado o mecanismo da análise do discurso com base nas concepções teóricas de Mikhail Bakhtin. Conforme as análises preliminares, pode-se considerar que as crianças participam das atividades junto ao trabalho da produção da farinha de mandioca, sendo uma participação indireta com uma ajuda em certos procedimentos, e também a participação se dá pela presença delas nos espaços, observando todo os procedimentos.