Quando os lugares- escola, academia e comunidade- comugam diferentes saberes, numa experiência dialógica em Vila Cuéra, Pará.
Saberes escolares; saberes científicos; pesca; Amazônia
Esta pesquisa investiga as práticas de educação em ciências, a partir de uma perspectiva dialógica e com vista à formação cidadã dos alunos. Nesse sentido, analisou-se experiências educacionais que dialogam com conhecimentos escolares de ciências e o conhecimento tradicional no projeto “Letramento Científico e Formação Cidadã na Interface Educação e Ciências com Escolas do Município de Bragança-Pará”, do Centro Pedagógico de Apoio ao Desenvolvimento Científico da Universidade Federal do Pará, Campus Universitário de Bragança, com estudantes da escola municipal Maria Helena em Vila Cuéra, Bragança, Pará. A problemática da pesquisa segue: como o projeto vê as possibilidades de interação entre o conhecimento escolar de ciência e o conhecimento tradicional da comunidade? Trata-se de uma pesquisa qualitativa memorialística com entrevistas semiestruturadas, análise de projetos e relatórios e observações uma vez que a autora também é professora no referido projeto. A escolha do lócus em Vila Cuéra deu-se pelo fato de atuação da autora no projeto, o que culminou na presente pesquisa. Apresentou-se os resultados em forma de episódios por meio das minutas do projeto. Assim, escolheu-se três episódios: o primeiro sobre os peixes conhecidos na comunidade; o segundo sobre hábitos alimentares; e o terceiro acerca de narrativas míticas. O critério de escolha dos episódios baseou-se no nível de participação das crianças, o que sugeriu um diálogo produtivo entre os referidos conhecimentos. A pesquisa aponta que o ensino de ciências, quando aliado ao conhecimento tradicional, pode expandir a compreensão global do estudante, contribuindo para o desenvolvimento da cidadania.