A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO NO ENSINO-APRENDIZAGEM DA LINGUAGEM ESCRITA NO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Produção do conhecimento. Relações dialógicas, Língua escrita. Ensino Fundamental.
O presente trabalho constitui-se de um estudo sobre A Produção do Conhecimento no Ensino- Aprendizagem da Linguagem Escrita no 9º ano do Ensino Fundamental, realizado em uma escola da rede municipal de Paragominas-PA, tendo como interlocutores dois professores e uma turma de 9º ano do Ensino Fundamental. Esse estudo surgiu de uma “cuíra” (inquietação) de minha trajetória acadêmico-profissional e da prática docente como professora de Língua Portuguesa, devido aos inúmeros questionamentos e desafios que circundam o ensino-aprendizagem da linguagem escrita na escola e se desenvolverá a fim de compreender como se dá a construção do conhecimento dos alunos durante as aulas de língua materna e da linguagem escrita, investigamos os processos dialógicos, identificando os sujeitos, o contexto e os conhecimentos produzidos, por meio da interações ao longo desses processos. Este trabalho se insere nos parâmetros de uma pesquisa qualitativa, com uma abordagem sociointeracionista, cuja fundamentação, buscamos apoio em Vygostsky (1934/1935), Bakhtin (1929/1953/1979) e Freire (1985/1987/1992/1995/1996/2000). Para dialogar com outras vozes, partiu-se de alguns trabalhos já desenvolvidos sobre a temática e cadastrados na Biblioteca Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). Na coleta de dados, optamos pelos instrumentos seguintes: entrevistas semiestruturadas com professores e alunos, diário de campo e observação de aulas, com a análise de Cenas, a partir de proposições temáticas. A análise dos dados, ainda em construção, permitirá identificar como se dão esses processos dialógicos entre os sujeitos e quais conhecimentos são produzidos por meios das interações nas aulas da língua escrita.