Quando os lugares- escola, academia e comunidade- comugam diferentes saberes, numa experiência dialógica em Vila Cuéra, Pará.
Saberes escolares; saberes científicos; pesca; Amazônia
Esta investigação tem como objetivo analisar como a Escola Municipal Maria Helena, da localidade de Vila Cuéra, no município de Bragança-Pará, vem trabalhando a relação entre conhecimentos escolares no ensino de ciências e os saberes populares tradicionais na referida localidade. E em termos específicos visou construir um perfil sobre a localidade identificando saberes populares que poderiam ser trabalhados em conexão com conhecimentos do ensino de ciências; identificar se a escola tem realizado algum tipo de diálogo e valorização desses saberes no ensino de ciências e refletir sobre a importância da valorização dos saberes populares nas aulas de ciências da referida escola. Este trabalho é importante para academia pois contribui para construção de conhecimentos a respeito do diálogo entre os conhecimentos escolares e populares no ensino de ciências. O que pode contribuir para novas pesquisas e para reflexões e problematizações a respeito da descentralização de apenas um tipo de conhecimento na escola, no caso o conhecimento escolar. E em termos sociais esta investigação pode auxiliar na valorização do conhecimento popular da localidade onde foi realizada a pesquisa, a qual é configurada como uma comunidade tradicional.