A PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA NA FORMAÇÃO DE EDUCADORES E EDUCADORAS DAS ESCOLAS DO CAMPO: UMA ANÁLISE DO PROCAMPO NA AMAZONIA ORIENTAL, BRAGANÇA - PA.
Educação do Campo, Pedagogia da Alternância, Formação de Professores.
Este estudo tem como foco o Programa de Apoio à Formação Superior em Licenciatura em Educação do Campo (Procampo) que oferta formação acadêmica ancorada na Pedagogia da Alternância, uma proposta pedagógica que surgiu na França, em 1935, num vilarejo chamado Lot-et-Garone, que tem como pressupostos a formação integral do jovem ou adulto que vive no campo, aliando o conhecimento tradicional ao científico. O educando vive um período na escola e outro em sua comunidade de origem. Na Pedagogia da Alternância, na escola, os educandos estudam segundo um ritmo de alternância, havendo dois tempos de estudo: o Tempo Escola e Tempo Comunidade, que se alternam entre os períodos letivos. A partir disso, a pesquisa teve como objetivo central analisar como se materializa a formação dos/as educadores/as do campo, formandos do curso de LPEC em Bragança, no Nordeste Paraense no decorrer do Tempo Comunidade. Os demais objetivos buscou-se, numa perspectiva geral, refletir sobre a concepção e os princípios pedagógicos que norteiam Programa de Apoio à Formação Superior em Licenciatura em Educação do Campo (Procampo) no âmbito do IFPA, considerando o lugar de onde se fala, isto é, de uma instituição centenária que tem suas bases alicerçadas na educação profissional, na qual a experiência com a Educação Superior é muito recente. Pretende-se também constatar os desafios enfrentados e as estratégias utilizadas pelos sujeitos envolvidos na execução da referida licenciatura. Para esta pesquisa, propus como metodologia de estudo a Pesquisa Qualitativa por meio de um Estudo de Caso. Os dados iniciais foram obtidos através de observação direta e participante. A análise documental foi a nossa fonte primordial para obtenção dos dados da pesquisa, leitura dos documentos da instituição referentes a matricula dos educando e análise introdutória do Projeto Político Pedagógico da LPEC. Utilizou-se também questionário fechado para coletar dados com todos os educandos da referida turma. Como resultado, este trabalho sinaliza com dificuldades e limites de ordem estrutural que, de certo modo, comprometeu a dimensão pedagógica da formação.