SER MENINO, SER MENINA: Gênero e Infâncias no contexto da Educação Infantil em Bragança – Pará
Infâncias. Educação Infantil. Relações de gênero. Brincadeiras
Este estudo, em andamento, tem como intuito fulcral investigar relações de gênero na(s) infância(s), numa escola pública da rede municipal de ensino, para compreender as significações, manifestações, táticas que constituem essas relações estabelecidas pelas crianças no âmbito da educação infantil. Em termos metodológicos, fundamenta-se na etnografia com crianças e, através da observação participante, foram realizados registros escritos (diário de campo); registros de conversas informais com as crianças, nos mais diversos espaços-lugares da/na escola ; fotográficos; análise de desenhos e pinturas feitas pelas crianças; gravações (roda de conversas), entrevistas com a professora da turma e com cinco mães,. A pesquisa procurou evidenciar, tanto as ações em que as crianças re-produzem os estereótipos de gêneros quanto aquelas que rompem com as barreiras criadas socialmente entre eles. No que se refere à análise dos textos (“dados”) produzidos/coletados, as crianças foram vistas como sujeitas/sujeitos ativos/as na pesquisa, pois as falas e experiências foram valorizadas, procurando evidenciar como acontece o processo de constituição dos gêneros nas infâncias. Em relação às teorizações, alguns campos de conhecimento foram mobilizados, a saber: os Estudos de Gênero; a Sociologia da Infância; Antropologia e Antropologia da infância (textos etnográficos e metaetnográficos); e dos Estudos Culturais, particularmente os ligados à vertente pós-estruturalista. Enfim, até o atual momento da pesquisa, o estudo desvelou a necessidade emergencial do debate de gênero nas escolas de educação das/nas infâncias, na Amazônia Ocidental Brasileira, Bragança paraense, campo da pesquisa. Para que se possa, assim, re-pensar as construções/instituições de gênero históricas, fixas e impostas, que naturalizam tantas desigualdades e silenciam a constituição de múltiplas identidades, possíveis na relação com as outridades, diferenças que as possibilitam.