Diálogos entre saberes populares, movimentos sociais e universidade na produção de conhecimentos na formação de educadores do campo
Movimentos sociais; educação do campo; formação de professores; saberes;
Movimentos sociais; educação do campo; formação de professores; saberes;
Esta dissertação tem por objetivo investigar o Curso de Licenciatura Plena em Educação do Campo da Universidade Federal do Pará (UFPA), Faculdade de Educação do Campo (LEDOC), do Campus Universitário do Tocantins/Cametá (CUNTINS) que funciona em Vila do Carmo, comunidade ribeirinha do interior de Cametá-Pa, com o propósito de compreender como se dá a relação dialógica entre saberes populares, a universidade e os movimentos sociais na produção de conhecimento dentro deste curso de formação de educadores. O recorte temporal da pesquisa é de 2017 a 2018, foi empreendida por meio da observação participante no tempo universidade e no tempo comunidade. A postura dialética que foi estabelecida com os sujeitos envolvidos no ato educativo permitiu que a obtenção dos dados partisse de uma relação fundamentada pelo diálogo entre os sujeitos que se envolveram na pesquisa. A fundamentação teórica advém de autores como: Molina (2004), Caldart (2004), Arroyo (2007), Araújo (2014), Silva (2007), Carvalho (2003), Xavier (2015), Diniz (2008), Freire (2014), Santos (2007). A sistematização dos dados foi dividida em três capítulos que se unificam através da complementariedade de ideias, sendo que o primeiro e segundo fundamentam-se numa pesquisa de caráter bibliográfico, empreendida em referenciais teóricos que irão fornecer embasamento para a análise dos dados da pesquisa de campo no terceiro capítulo. A Seção I é fundamentado numa análise discursiva que dialoga sobre a produção de conhecimentos numa perspectiva epistemológica das classes populares como produtoras de saberes, no entanto, um saber que não é aceito pelo rigor cientifico moderno. A seção II irá discutir a relação entre o movimento social e educação, abordando a luta que os movimentos sociais do campo tiveram que travar para consolidar uma proposta de educação aos povos campesinos marcas e identidades condizentes aos múltiplos territórios que compõe este espaço social; por fim, A Seção III, traz as discussões empreendidas na pesquisa de campo, onde será abordado como é estabelecido o diálogo entre saberes populares, universidade e movimento social. Partindo destas acepções, será analisado como esse diálogo se dá entre saberes, sujeitos e universidade.