RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS, SABER HISTORIOGRÁFICO, SABER HISTÓRICO ESCOLAR NO ENSINO DE HISTÓRIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ
Relações Étnico-Raciais, Saber Historiográfico, Saber Histórico Escolar
Esse estudo tem como tema as relações étnico-raciais e Ensino de História, analisa o saber historiográfico e o saber histórico escolar no Ensino de História da Faculdade História/FAHIST, Universidade Federal do Pará/UFPA, Campus Universitário de Bragança/CBRAG. Esta pesquisa analisa as relações étnico-raciais no Curso de História na FAHIST/UFPA/CBRAG por meio do saber historiográfico e saber histórico escolar. Para perscrutar o problema de pesquisa apresentamos os seguintes objetivos específicos: investigar no Projeto Pedagógico de Curso sua configuração para a educação das relações étnico-raciais por meio do saber historiográfico e o saber histórico escolar no Ensino de História da FAHIST/UFPA/CBRAG; identificar o conteúdo dos Planos de Curso de História da FAHIST/UFPA/CBRAG sobre as relações étnico-raciais e sua articulação com o saber historiográfico e o saber histórico escolar. O estudo é de abordagem qualitativa. Utilizamos como fontes de coleta de dados documentos escritos, dentre os quais destacamos: a) Teses e Dissertações registradas no banco da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações; b) Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em História, Campus Universitário de Bragança; c) Planos de Curso de alguns componentes curriculares. Os dados foram analisados por meio da técnica de análise de conteúdo com base em Bardin (1977, 2008). A partir da análise sobre as relações étnico-raciais no saber historiográfico e saber histórico escolar os resultados da pesquisa mostraram que o curso invisibiliza a temática nos saberes produzidos no curso.