MEMÓRIAS, SABERES E BATONS: A INSERÇÃO DAS MULHERES NA PRIMEIRA TURMA MISTA DO CURSO TÉCNICO EM AGROPECUÁRIA, DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PARÁ – CAMPUS DE CASTANHAL
MULHERES AO ENSINO FORMAL NO BRASIL; A INSERÇÃO DAS MULHERES NO COLÉGIO AGRÍCOLA;
Desde 1977, as mulheres participam das solenidades de conclusões do curso técnico em agropecuária na modalidade de nível médio, como também dos cursos de graduação, especialização, mestrado e doutorado.
Ao participarem dos frequentes encontros que trazem à memória as narrativas da trajetória do período em que estudaram Colégio Agrícola Manoel Barata, as mulheres demonstram não querer que suas vozes sejam silenciadas (TROUILLOT, 1995, p. 27).
O professor Miguel Arroyo, quando esteve proferindo a Conferência Magna Currículo em Movimento: limites, avanços e perspectivas da escola bragantina, como parte integrante da Jornada Pedagógica 2016, em Bragança/Pará, disse ter ouvido de professoras, em uma determinada região do Brasil, que depois que tomaram consciência de quem eram, nunca mais deram aulas do mesmo jeito.
A pesquisa segue, quebrando silêncios, sobretudo pela importância da produção de saberes a partir da história que essas mulheres pioneiras trazem sempre vivas em suas memórias do que vivenciaram da história do Colégio Agrícola.
Portanto, muito sobre as relações de gênero estabelecidas na primeira turma mista, ainda serão reveladas por esta pesquisa.