Formação Continuada de Educadores/as de classes multisseriadas:
Programa Escola da Terra e as contribuições para a Educação do Campo no Município de Bragança/Pa.
educação do campo formaçao continuada - classes nultisseriadas
No modo geral, o contexto investigado aponta que o processo de formação continuada dos/as
educadores/as que atuam em classe multisseriadas no âmbito da educação do campo na
Amazônia Paraense evidencia uma série de questões sociais e históricas que interferem
diretamente no cotidiano escolar, que a necessidade de formação específica para
educadores/as do campo é um dos instrumentos que possibilita mudanças nesse cenário.
Para além da política de formação continuada destinada aos educadores que atuam no campo, os arranjos administrativos e políticos da Semed é essencial para a permanência dos profissionais nas escolas multisseriadas no campo.
O estudo aponta ainda que, o Programa Escola da Terra contribuiu para compreensão sobre as concepções da educação do campo; possibilitou práticas pedagógicas voltadas as questões inerentes a realidade e o reconhecimento da valorização das práticas sociais e culturais dos/as
educandos/as, assim como, a defesa das escolas multisseriadas no território.