ICONOGRAFIA MARAJOARA: A SOCIOBIODIVERSIDADE DOS SABERES INDÍGENAS NO CONTEXTO DA ESCOLA ZENEIDA LIMA DE ARAÚJO NO MUNICÍPIO DE SOURE, MARAJÓ.
Iconografia marajoara; linguagem; educação.
O presente estudo tem por objetivo apresentar a linguagem iconográfica existente na cerâmica marajoara desde o período pré-colonial (400 AC e 1350 AD), fase da ocupação marajoara na região Amazônica, quando a iconografia era produzida em objetos cerâmicos utilizados como utensílios diversos e nas celebrações ritualísticas, até a contemporaneidade, período em que esta prática cultural passa a ser representada e vista como objeto histórico e/ou comercial. Partindo de pesquisas bibliográficas e por meio de entrevistas procurou-se investigar as percepções dos educadores da rede municipal de ensino e alguns artesãos acerca das iconografias desenhas nas escolas e em outras partes da cidade. Nessa perspectiva, buscou-se por meio dos debates interdisciplinar entender o campo da linguagem iconográfica com base em algumas obras de Schan (2009), Barreto (2010), Hall (2016).